terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sophie Calle no VideoBrasil 2009

fonte: site UOL


A artista francesa Sophie Calle que teve obra na 28ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo -- vem ao Brasil em 2009 apresentar a instalação "Prenez Soin de Vous" (Cuide-se Bem, em tradução livre).
A vinda de Calle faz parte do festival Videobrasil, do Sesc, que passa atualmente por processo de reestruturação e não terá mostra competitiva em 2009. A competição volta a ocorrer apenas em 2011. Esta edição do evento será inteiramente focada na vinda de Calle, artista convidada em função das comemorações do ano da França no Brasil.
Sophie Calle vem primeiro a São Paulo, onde apresenta em julho, no Sesc Pinheiros, a instalação que mostrou na Bienal de Veneza de 2007. Na seqüência, em setembro, a francesa exibe o trabalho no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. A organização do Videobrasil estuda ainda a realização de outros eventos com a artista.
Para "Prenez Soin de Vous", Calle convidou 107 mulheres a interpretar um e-mail de rompimento amoroso que recebeu. O resultado são fotografias e textos que contam o que cada uma delas fez a partir da mensagem.
Sophie Calle é artista multimídia que utiliza abertamente fatos de sua vida em sua obra. Em 2002, participou de disco do duo de brasileiros Tetine, "Samba de Monalisa". Calle também é personagem de "Leviatã", romance de 1992 do escritor norte-americano Paul Auster.
Na 28ª Bienal de Arte de São Paulo, foi exibida a obra "La Filature", feita em 1981 pela artista.

Prenez Soin de Vous


A instalação "Prenez Soin de Vous" foi o trabalho mais comentado da última Bienal de Veneza em 2007. Esse trabalho inicia-se quando Sophie teve um relacionamento amoroso rompido por email, que terminava com a frase "prenez soin de vous" (cuide-se). Sem saber como responder a essa mensagem e a essa situação, ela resolveu seguir o conselho de uma amiga de fazer um trabalho de arte e utilizou para isso a própria mensagem. Gravou em vídeo mais de cem pessoas lendo o email e fazendo comentários. Entre as "leitoras" estão a mãe da artista, as atrizes Jeanne Moreau e Vitoria Abril, a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin, entre outros. Ela enviou o texto do email para um advogado forense, uma lingüista, uma taróloga, uma juíza especialista nos direitos femininos, entre outros, e pediu a todos que o texto fosse analisado segundo o filtro de cada especialidade. E esse material compõe a instalação.