terça-feira, 2 de junho de 2009

Dédale: um filme-instalação de Pierre Coulibeuf


Dédale: um filme-instalação de Pierre Coulibeuf, obra que apresenta o universo de Iberê Camargo através do olhar do cineasta francês, entra em cartaz na Fundação Iberê Camargo a partir do dia 4 de junho, às 19h. Composta por três projeções em vídeo e uma série de fotografias, a instalação pretende dialogar com o espaço expositivo da instituição para construir uma nova realidade a partir do ambiente e da arquitetura. Dédale, filmado em Porto Alegre em março deste ano, parte da mitologia grega para construir uma história que relaciona a obra de Iberê e o projeto labiríntico de Álvaro Siza.
O projeto surgiu em 2006, por iniciativa do curador Gaudêncio Fidelis, que vislumbrou no trabalho de Coulibeuf a possibilidade de contextualizar a obra de Iberê Camargo no universo contemporâneo, a partir do olhar de outro artista.

Segundo ele, convidar o cineasta deveu-se, em primeiro lugar, por seu processo artístico ter como ponto de interesse a obra de outros artistas. Contudo, ele acentua, Coulibeuf não é um documentarista, e seus filmes são autônomos em relação às obras que os inspiraram. “A obra de Coulibeuf possui características únicas dentro do panorama da arte contemporânea internacional. Ele é um artista que trabalha com filme dentro do universo das artes plásticas como muitos nos dias atuais, mas é talvez o único que faça uma leitura crítica do cinema ao mesmo tempo em que trabalha inspirado no universo criativo de outros artistas. Sua obra possui também uma interdisciplinaridade ao valer-se de elementos do cinema, das artes plásticas, da dança e da literatura entre outras”, explica o curador.

Assim, Dédale busca na figura mitológica de Dédalo e seu labirinto construído para aprisionar o Minotauro sua estrutura formal, servindo como metáfora que ecoa na estrutura arquitetônica criada para a sede da Fundação por Álvaro Siza. Segundo Coulibeuf, estes elementos são aliados à “ideia de movimento e dinâmica que pertence às pinturas de Iberê”. “A ideia do filme é também fazer os espectadores se perderem neste labirinto cinemático, para que eles, em diferentes momentos da história, sejam confrontados com o trabalho de Iberê Camargo – de forma mais ou menos repentina e sob diversos pontos-de-vista”, explica o cineasta.

Para realizar Dédale, Pierre Coulibeuf e sua equipe vieram a Porto Alegre no mês de março, e filmaram no Cais do Porto, na rua Lopo Gonçalves, no centro da Capital gaúcha e na cidade de Guaíba, localizada na outra margem do rio de mesmo nome, além da sede da Fundação Iberê Camargo.

Uma exposição com 14 pinturas oriundas de coleções públicas e privadas do País, bem como do Acervo da Fundação, foi montada para as filmagens, pois o interesse do cineasta residia sobre as obras mais escuras do artista gaúcho, principalmente as da década de 1960. “As pinturas de Iberê dão o tom do filme, ao mesmo tempo em que representam um ponto de convergência dentro de uma concepção de filme-labirinto. Elas também trazem uma dimensão formal: o escuro das pinturas e o branco do prédio da Fundação em relação à figura graficamente forte de Ariadne se movendo nos espaços labirínticos de Siza. O núcleo central gerador do filme nesse sentido é a obra de Iberê e seu espírito criativo”, enfatiza Gaudêncio.

Dédale é um filme de ficção que tem como personagens um casal formado pelos atores Vania Rovisco e Matheus Walter. Eles equivalem às figuras mitológicas de Ariadne e Teseu, mas não representam ou interpretam estes personagens: referem-se a eles em uma espécie de história paralela, ligada ao espaço mental, em oposição a seus papéis na “vida real”.

“A oportunidade de realizar um projeto desta envergadura é única. Com ele, a Fundação mostra sua vocação em gerar obras exclusivas através de projetos de iniciativa própria, cumprindo sua missão institucional de produzir e gerar conhecimento sobre a obra de Iberê, ao mesmo tempo em que estabelece vínculos com a produção artística internacional”, destaca o curador.

O projeto foi comissionado e financiado pela Fundação Iberê Camargo, e faz parte de "França.Br 2009", Ano da França no Brasil [21 de abril a 15 de novembro], organizado, na França, pelo Comissariado Geral Francês, Ministério das Relações Exteriores e Européias, Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance, e no Brasil, pelo Comissariado Geral Brasileiro, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.

A filme-instalação poderá ser visitada até 30 de agosto, de terça a domingo, das 12h às 19h, e quintas até as 21h. A Fundação Iberê Camargo se localiza na Av. Padre Cacique, 2.000, em Porto Alegre.