domingo, 27 de junho de 2010

Museu espanhol celebra aniversário com arte latina

Museu espanhol celebra aniversário com arte latina: "O atual diretor do Musac (Museu de Arte Contemporânea de Castilha e Leon), Agustín Pérez Rubio, 37, é o mais jovem responsável por uma instituição com tal porte, na Espanha. Há cinco anos, quando o Musac foi inaugurado, ele era o curador-chefe do museu, tendo sido nomeado diretor em outubro do ano passado.
Desde então, Rubio, que circula frequentemente pela América Latina, tem incrementado as relações com instituições dessa região, sendo que, em São Paulo, a Pinacoteca do Estado é vista por ele como futuro parceiro.
Nesse sábado, Agustín inaugura três exposições no Musac, todas elas dedicadas à arte latino-americana, a principal delas, "Modelos para Armar", apenas com obras da coleção do museu.
Leia mais (26/06/2010 - 07h02)"

Curadora da última Bienal do Mercosul fará Bienal de Lyon

Curadora da última Bienal do Mercosul fará Bienal de Lyon: "Foi escolhida para dirigir a próxima edição da Bienal de Lyon a argentina Victoria Noorthoorn. Ao lado do artista chileno Camilo Yáñez, Noorthoorn foi curadora-geral da última edição da Bienal do Mercosul, em outubro do ano passado, em Porto Alegre.
Ela também está preparando agora a retrospectiva da artista argentina Marta Minujin no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), que começa no fim do ano. Minujin é uma das artistas escaladas para a próxima Bienal de São Paulo.
Noorthoorn, que agora assume a bienal francesa, já ocupou cargos de curadoria no MoMA, em Nova York, e trabalhou na representação argentina da 52ª Bienal de Veneza, que levou obras do artista León Ferrari.
Leia mais (26/06/2010 - 09h01)"