quinta-feira, 26 de março de 2009

Paulo Brusky e José Paulo expõem na 10ª Bienal de Havana

Os artistas plásticos Paulo Brusky e José Paulo estão fazendo as malas para seguir para Havana, em Cuba. Na bagagem, a trajetória artística de ambos, que estarão representando Pernambuco na 10ª Bienal de Havana, desta sexta-feira (27) até a segunda (30). A viagem recebe o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – que informou ter investido cerca de 50% dos R$ 250 mil totais.

É a primeira vez que o estado ganha uma sala especial na bienal, com o pioneirismo de Paulo Brusky. Localizada na Galeria Rubén Martinez Villena, na Biblioteca Pública em frente à Plaza de Armas, a sala exibirá, a pedidos da organização, não obras recentes, mas um panorama de todos os seus 40 anos de trajetória artística. Serão cerca de 150 itens datados de 1969 a 2009. Entre eles, Arte Correio, Xerografia, Poema Processo/ Poesia Visual/ Experimental, Fax Arte, Fotolinguagem e também filmes sobre a vida do artista e registros de suas intervenções urbanas.

A sala especial também receberá o livro Paulo Bruscky: Arte em Todos os Sentidos, escrito pela jornalista Cristiana Tejo. Com cerca de 120 páginas, a publicação falará, em três idiomas - português, inglês e espanhol - da trajetória do artista.

Já José Paulo, que tem construído carreira ascendente, promete fazer um apanhado de suas melhores obras. O artista tem na bagagem participações em eventos como Otras Contemporaneidades, (Bienal de Valencia, Espanha); Trienal Poli-Gráfica (San Juan, em Porto Rico); Repetir, Repetir, Repetir (Museu de Arte Contemporânea, do Rio de Janeiro); e a Territoires Transitorir (exposição que aconteceu em Paris, em homenagem ao ano Brasil-França).

A Bienal de Havana acontece há 25 anos, e é considerada como um dos eventos da área mais prestigiado, em todo o mundo. Neste ano, o tema será Resistência e Integração na Era Global, e espera reunir mais de 200 artistas de 44 países.