sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Exposição em Düsseldorf resgata trajetória de Robert Mapplethorp


Polêmica marcou o trabalho do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe. Espaço de exposições NRW-Forum em Düsseldorf organiza grande retrospectiva de sua obra, exibindo 150 fotos do artista.


Uma grande retrospectiva do trabalho de Robert Mapplethorpe poderá ser visitada a partir deste sábado (06/02) no espaço de exposições NWR-Forum em Düsseldorf.

As imagens do fotógrafo norte-americano voltam à Alemanha para contar a trajetória desse artista famoso por sua irreverência: são 150 fotos sobre nudez, homossexualidade, flores, imagens de esculturas e autoretratos.


Não é à toa que a exposição tem limite de idade – apenas maiores de 16 anos podem prestigiá-la. As lentes de Mapplethorpe sempre foram voltadas para nudez, atos sexuais e práticas sadomasoquistas.

Retrato de Arnold Schwarzenegger

O trabalho do fotógrafo, que faleceu em 1989, foi alvo de debates controversos, principalmente nos Estados Unidos. Suas exibições foram marcadas por boicotes, censura e já sofreram cancelamentos. "Eu olho para a perfeição da forma. Eu faço isso em retratos, em fotos de pênis, em fotos de flores", declarou Mapplethorpe.

Na Alemanha, as fotos do artista ajudaram a inspirar o movimento estético de gerações que cresceram nos anos 1980 e 1990. Na época, as fotos de Mapplethorpe eram vendidas como pôsteres e coladas em dormitórios estudantis.

Em Düsseldorf, a exposição abrange imagens captadas com Polaroids, em 1973, até autoretratos de 1988. A novidade é que a visita guiada da exposição será feita por celular, e os visitantes poderão deixar comentários gravados a custo de uma ligação local. Esses registros ajudarão a criar um espaço virtual de compreensão do trabalho de Robert Mapplethorpe.

Fonte: www.dw-world.de
Autora: Nádia Pontes
Revisão: Carlos Albuquerque