quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Fernanda Chieco na Galeria LEME em São Paulo



A artista paulistana Fernanda Chieco, 33, apresenta hoje sua primeira exposição individual, às 19h, na galeria Leme, em São Paulo.
Chieco já participou de coletivas importantes no Brasil, como a "Paralela", em 2006, e de mostras na Inglaterra, França e Irlanda, entre outros países.
A artista exibe em "Os Catamoscas" uma série recente de dez desenhos, nos quais a língua aparece em todos os trabalhos.

Guinea Pig Levitates In Lingual Magnetic Field, 2009
Grafite, lápis de cor e aquarela sobre papel
58,1 x 94 cm

SERVIÇO

Fernanda Chieco
Exposição: "Os Catamoscas"
Abertura: hoje 12/08 as 19h - fica em cartaz até 19/9.
Galeria LEME - Rua Agostinho Cantu, 88, Butantã
Tel. 0/xx/11/ 3814-8184;
De seg. a sex., das 10 às 19h, e sáb., das 10h às 17h; entrada franca.

Manifestação na internet pede pela permanência da Polaroid

fonte: Folha de S. Paulo

Quando a Polaroid anunciou, em 2008, que deixaria de fabricar e de distribuir câmeras e filmes fotográficos instantâneos, uma leva de entusiastas usou a internet para protestar.
A empresa, criada em 1937, anunciara o fechamento de unidades nos EUA e no México, onde eram produzidos filmes que abasteciam a máquina. Bastou para que fossem criados sites, grupos e petições pedindo pela permanência não só de uma máquina fotográfica mas de um estilo de fotografia.
O site Save Polaroid (www.savepolaroid.com) foi um dos primeiros a pedir a salvação da Polaroid, como o próprio nome diz. Entre as razões para isso, os criadores do site apontam a imperfeição que torna a máquina e suas fotos tão únicas. Outro diz que a extinção do filme é um exemplo de equívoco diante do digital -é um erro achar que a imagem digital deva substituir o filme, em oposição a coexistir com ele.
No Flickr, o grupo Save Polaroid (flickr.com/groups/savepolaroid) convida entusiastas a enviarem uma foto com uma frase sobre porque o filme instantâneo deve continuar vivo.
E um homem de negócios parece ter resolvido atender a tantos pedidos. No início deste ano, o austríaco Florian Kaps anunciou que a fábrica da Polaroid em Amsterdã deverá produzir filmes novamente. Há cinco anos, ele se dedica à Polaroid. É responsável pelo site Polanoid (www.polanoid.net), tido como um dos maiores acervos de Polaroid na internet, e, também, pela Polanoir, a primeira galeria de arte dedicada ao filme instantâneo - fica localizada em Viena.
Sobre a fabricação dos filmes Polaroid, Kasp disse ao "Independent": "Esse projeto é mais do que um plano de negócios; é uma briga contra a ideia de que tudo tem que morrer se não cria um movimento de vendas". (DANIELA ARRAIS)


Funarte dá bolsa de R$ 30 mil para pesquisar arte e tecnologia

A Funarte oferece bolsas de R$ 30 mil para que pesquisadores, teóricos, artistas e estudantes se dediquem à produção de conhecimento crítico sobre a arte brasileira e suas relações com as tecnologias digitais.
As cinco bolsas serão distribuídas para as cinco regiões do país. "As propostas de trabalho devem estar relacionadas à análise de conteúdos artísticos -das áreas de artes visuais, dança, circo, teatro, performance, fotografia, música, audiovisual e literatura- que tenham sido criados ou estejam expostos em websites, CDs, DVDs, celulares, entre outros", diz a Funarte.
Para participar da segunda edição do Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet, é preciso enviar à Funarte um projeto de trabalho, acompanhado pela ficha de inscrição preenchida e por cópias de documentos. As inscrições vão até a próxima quinta-feira, pelo site www.funarte.gov.br.

Bienal: Urgente


Declaração Pública de Apoio


"A Associação Brasileira de Arte Contemporânea acompanha com preocupação o impasse criado para a posse da diretoria da Bienal de São Paulo, presidida pelo senhor Heitor Martins. Torna-se urgente a continuidade do projeto de revitalização da Bienal Internacional de São Paulo, evento dos mais importantes para a cultura e a arte do país.
Nesse sentido, esta associação manifesta o seu apoio à diretoria presidida pelo senhor Heitor Martins, ao seu projeto de constituição de novas bases para o funcionamento da instituição e ao seu plano para a realização da exposição em 2010."


LUISA MALZONI STRINA , vice-presidente (São Paulo, SP)


-

Artur Lescher na Anita Schwartz Galeria - Rio de Janeiro


Após 19 anos sem expor no Rio, o paulistano Artur Lescher, um dos mais celebrados escultores contemporâneos, inaugura na Anita Schwartz Galeria a exposição "Rio Máquina".

A mostra apresenta trabalhos inéditos do artista, feitos em 2008 e 2009. São peças grandiosas, que reafirmam seu conhecido estilo: o diálogo com a arquitetura e com a paisagem, a simplicidade que cria jogos de tensão com o entorno.

Peça da série 'Metaméricos', do escultor Arthur Lescher/ Divulgação

A instalação que dá nome à mostra é um belo exemplo desse estilo. Trata-se de uma grande malha de aço inoxidável derramada no chão, que flui por cilindros de aço. Na vertical, há uma outra malha, feita com o mesmo material. Segundo Lescher, elas dão, juntas, a ideia de paisagem, como indícios de cachoeira ou de rio - um "rio máquina", afinal.

Em outra parte da exposição, o artista faz uma homenagem a Lygia Clark e aos seus "Bichos", com a série "Metaméricos". São 10 objetos em madeira e latão, que se assemelham a insetos e, dotados de dobradiças, podem ser modificados e manuseados.

SERVIÇO

ARTUR LESCHER - RIO MÁQUINA
Anita Schwartz Galeria de Arte: Rua José Roberto Macedo Soares 30, Gávea.
Tel: 2274-3873.
Abertura: quarta-feira (12.08), às 19h.
Exposição: de 13 de agosto a 12 de setembro.
De segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, das 11h às 17h. Entrada franca.