sábado, 9 de maio de 2009

NINO CAIS na Galeria Virgílio



A casa imaginária de Nino Cais


A Galeria Virgilio inaugura no dia 12 de maio, terça-feira, as individual do artista Nino Cais, exibindo fotografias, colagens, instalações, imagens digitais.

O artista paulistano Nino Cais apresenta na exposição “Décor” fotografias, colagens, desenhos e um vídeo-objeto. O conjunto das obras é distribuído em três ambientes no andar térreo da galeria, compondo um ambiente que, segundo a curadora Thaís Rivitti, se situa entre um show-room de decoração e uma casa. A intervenção que o artista faz na galeria lembra muito um ambiente doméstico carregado de objetos do cotidiano.

Nino Cais, Sem Título, 2009 (fotografia, 110 x 85cm)

O percurso que o visitante é convidado a fazer simula três ambientes: uma sala, um quintal e um quarto. Na primeira sala, revestida de papel de parede floral, segundo Rivitti, estão os trabalhos novos, produzidos ao mesmo tempo em que essa exposição era pensada. Um corredor que se descortina atrás daquilo que o artista chama de “totem de samambaias empilhadas” conduz aos lugares mais resguardados da casa imaginária.

Nino Cais, Sem Título, 2009 (fotografia, 110 x 85cm)

“A sala dos fundos, mais intimista, simula um quarto, escritório ou gabinete onde ficam em exposição trabalhos em papel: desenhos e colagens mais delicados, além de fotos que mostram o artista concentrado, equilibrando-se sobre objetos de vidro. No ambiente intermediário, surge a única comunicação com o espaço externo realizada por intermédio de uma TV, que faz o papel de janela, e mostra uma bucólica paisagem”, diz a crítica.

Para Rivitti, que também assina o texto de apresentação de ‘Décor’, a museografia da exposição leva em conta a ironia presente na poética do artista. “Para Nino Cais, o espaço é visto como espaço ocupado, vivenciado. A casa, então, surge como campo de interesse imediato, à medida que ela seria o espaço por excelência da vivência íntima, do contato prolongado com os objetos, da organização que obedece apenas ao gosto pessoal.”


Nino Cais cursou Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo. Ganhou dois Prêmios Aquisição, em 2005 e 2008, entre outros. Em 2007, participou da feira Pinta, no Metropolitan Pavillion, em Nova York. Atualmente, participa da mostra Trilhas do Desejo, em São Paulo, que apresenta 72 trabalhos de artistas selecionados no programa Rumos Itaú Cultural 2008-2009 pela equipe do curador Paulo Sérgio Duarte. Nasceu e trabalha na capital paulista.

Serviço:

Evento: individual de Nino Cais
Local: Galeria Virgilio
Inauguração: 12 de maio 2009, terça-feira, a partir das 19h30
Período expositivo da mostra: de 13 de maio a 09 de junho
Endereço: Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426
CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo - SP
Telefones: (55 11) 3062 9446 / 3061 2999
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábado, das 10 às 17h
Entrada franca

ROGÉRIO DEGAKI

Artista se inspira em "fofura" de um Japão pop

por Silas Martí da Folha de S. Paulo


Esculturas de Rogério Degaki, em mostra na Casa Triângulo

Quando chegou ao Japão, Rogério Degaki viu que era "superfofo" o desenho do guarda na sinalização da alfândega. "Lá todo tipo de placa tem um desenho infantil", observa o artista, que abre exposição hoje na galeria Casa Triângulo. "As pessoas têm uma visão de orientais como clean, mas minha mãe coleciona todos os cacarecos." Dos bibelôs da mãe aos guardas "fofos" do aeroporto, Degaki, 34, reinterpreta a estética supercolorida da cultura pop japonesa em suas esculturas de isopor e fibra de vidro.
Parecem brinquedos crescidos demais, produtos lustrosos recém-saídos da linha de montagem. Diferem, talvez só em escala e ousadia, das bugigangas de orçamento milionário do japonês Takashi Murakami, influência declarada de Degaki, que tem verdadeiras fábricas para montar suas obras-brinquedo. "Eu também tento chegar à estética do industrial, mas faço isso manualmente", afirma. "Gosto de buscar uma beleza construída, manipular uma coisa para que seja mais apelativa."

ROGÉRIO DEGAKI

Quando: abertura hoje, às 12h; de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 6/6
Onde: Casa Triângulo (r. Paes de Araújo, 77, tel. 3167-5621); livre
Quanto: entrada franca