por Silas Martí da Folha de S. Paulo
Quando chegou ao Japão, Rogério Degaki viu que era "superfofo" o desenho do guarda na sinalização da alfândega. "Lá todo tipo de placa tem um desenho infantil", observa o artista, que abre exposição hoje na galeria Casa Triângulo. "As pessoas têm uma visão de orientais como clean, mas minha mãe coleciona todos os cacarecos." Dos bibelôs da mãe aos guardas "fofos" do aeroporto, Degaki, 34, reinterpreta a estética supercolorida da cultura pop japonesa em suas esculturas de isopor e fibra de vidro.
Parecem brinquedos crescidos demais, produtos lustrosos recém-saídos da linha de montagem. Diferem, talvez só em escala e ousadia, das bugigangas de orçamento milionário do japonês Takashi Murakami, influência declarada de Degaki, que tem verdadeiras fábricas para montar suas obras-brinquedo. "Eu também tento chegar à estética do industrial, mas faço isso manualmente", afirma. "Gosto de buscar uma beleza construída, manipular uma coisa para que seja mais apelativa."
ROGÉRIO DEGAKI
Quando: abertura hoje, às 12h; de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 6/6
Onde: Casa Triângulo (r. Paes de Araújo, 77, tel. 3167-5621); livre
Quanto: entrada franca
Parecem brinquedos crescidos demais, produtos lustrosos recém-saídos da linha de montagem. Diferem, talvez só em escala e ousadia, das bugigangas de orçamento milionário do japonês Takashi Murakami, influência declarada de Degaki, que tem verdadeiras fábricas para montar suas obras-brinquedo. "Eu também tento chegar à estética do industrial, mas faço isso manualmente", afirma. "Gosto de buscar uma beleza construída, manipular uma coisa para que seja mais apelativa."
ROGÉRIO DEGAKI
Quando: abertura hoje, às 12h; de ter. a sáb., das 11h às 19h; até 6/6
Onde: Casa Triângulo (r. Paes de Araújo, 77, tel. 3167-5621); livre
Quanto: entrada franca
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