quarta-feira, 10 de março de 2010

MAIS MULHERES E MAIS DISCRIÇÃO NA WHITNEY BIENNIAL

Com a crise a afetar as instituições, galerias e criadores, parece mais do que razoável que o Whitney Musem de Nova Iorque tenha optado este ano por organizar uma bienal com metade dos artistas que nos anos anteriores (55) e sobretudo, com um perfil discreto e afastado de ostentações.

A 75ª edição da Whitney Biennial (até dia 30 de Maio), intitulada apenas “2010”, é a primeira da história em que a presença feminina é maioritária. E isso fica ainda mais patente no último piso do museu, onde foi organizada a retrospectiva “Collecting Biennials”. Aí se mostra o melhor de cada década, desde Rauschenberg até Andy Warhol ou Jasper Jones, mas os nomes femininos rareiam: Eva Hesse, Cindy Sherman e poucas mais.

No entanto, nos três pisos que ocupa a bienal são muitas as propostas assinadas por mulheres e, surpreendemente, não se trata nem de arte feminista nem de uma ode à juventude extrema – como ocorreu durante a última década. A grande maioria das artistas tem mais de 40 anos, havendo inclusive quem chegue aos 76, como Lorraine O’Grady, relativamente desconhecida até agora e que finalmente encontrou reconhecimento.


A sua proposta, the first and the last of the modernists é um desdobramento inquietante de fotografias do cantor Michael Jackson e do poeta Baudelaire em diferentes etapas da sua existência, mas organizadas por idades e aos pares, de forma a que se pode ver a evolução e transformação de ambos os ícones, cujas vidas tiveram um certo paralelismo, por incrível que possa parecer.

Disponível em: www.elpais.com

BIENAL DE SP INICIA CICLO DE PALESTRAS

Anri Sala, artista plástico albanês que atualmente reside em Berlim, inaugura hoje, às 20h, o ciclo de palestras que integra a programação da 29ª Bienal de São Paulo, no Teatro Arena (rua Dr. Teodoro Baima, 94, Centro; tel.0/xx/11/ 3897-4122; entrada franca). Os curadores da mostra, que acontecerá entre setembro e dezembro, Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, também falarão sobre o conceito construído para a Bienal deste ano. A primeira rodada de palestras prosseguirá amanhã, com participação do artista plástico inglês Jeremy Deller e do chileno Amilcar Parker, às 20h, também no Teatro Arena.