terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

VERDADEIRA MARAVILHA

Mostras oferecem amplo painel sobre obra de Josef Albers


Por Fabio Cypriano da Folha de SP

Tomie Ohtake expõe ótima série de 45 trabalhos, e Pinacoteca trata de percurso do artista na América Latina

Duas mostras em diferentes instituições apresentam de forma complementar a obra do pintor alemão Josef Albers (1888-1976), um dos mais importantes artistas do século 20, ambas com curadoria de Brenda Danilowitz. Na Pinacoteca do Estado, "Anni e Josef Albers - Viagens pela América Latina", apresenta o percurso do artista em suas diversas viagens ao México, ao Peru, ao Chile e a Cuba, de 1934 a 1967. Estudante da Bauhaus, onde conheceu sua mulher, Anni, em 1922, Albers chegou a lecionar na famosa escola, ao unir forma e função. Fechada pelo nazismo, em 1933, foi naquele ano que Albers se transferiu para os EUA, de onde partiu para as 14 viagens que a mostra enfoca. Nos EUA, seguiu também sua carreira docente, no Black Mountain College e na Universidade Yale, um dos temas do ótimo documentário que abre a exposição. O filme apresenta um Albers performático em suas aulas, que chegaram a ter entre seus alunos artistas como Robert Rauschenberg. Em suas viagens, o casal não só colecionou objetos pré-colombianos como se deixou influenciar pelo grafismo dos índios latino-americanos, como se pode ver nas diversas peças de tapeçaria desenvolvidas por Anni, cujo conjunto ganha grande força, mérito da mostra, ao não focar só seu marido. Albers, contudo, vai se revelando, no percurso da exposição, cada vez mais sintético em suas composições, até chegar a "Homenagem ao Quadrado", que tem poucos exemplares na Pinacoteca e é sua mais importante série, iniciada em 1950. É no Tomie Ohtake, em "Cor e Luz: Josef Albers - Homenagem ao Quadrado", que a série pode ser vista em sua plenitude, num estonteante conjunto de 45 obras, entre elas uma que pertence ao Museu de Arte Contemporânea da USP, adquirida em 1969, quando ele participou da 10ª Bienal de SP. A mostra é um dos melhores exemplos da produção moderna, com sua obsessão pela forma geométrica e o estudo das cores. Três ou quatro quadrados se repetem nas obras, com cores que pouco variam, mas que tornam cada peça única. Gênio é palavra forte, mas que não pode deixar de ser usada.

Anni e Josef Albers - Viagens pela América Latina
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h
Onde: Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, tel. 3324-1000; até 8/3); livre
Quanto: R$ 2 a R$ 4 (sáb.: grátis)

Homenagem ao Quadrado
Quando: de ter. a dom., das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88, tel. 2245-1900; até 1º/3); livre Quanto: grátis
Avaliação: ótimo (ambas as mostras)

JOSEPH ALBERS

Homage to the Square: Edition Keller IaJosef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ia, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125
Josef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ib, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125

Homage to the Square: Edition Keller Ib
Homage to the Square: Edition Keller IgJosef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ig, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125

Josef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ii, 1970
screenprint
Image: 13 13/16 x 13 13/16 inches
Paper: 21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125
(14792)
Homage to the Square: Edition Keller Ii
White Line Square XIVJosef Albers
White Line Square XIV, 1966
Three-color lithograph
Image size: 15 1/2 x 15 1/2 inches
Paper size: 20 3/4 x 20 3/4 inches
Edition: 125, 15 AP, 1 PP
(14994)
Josef Albers
White Line Square XVII, 1967
Three-color lithograph
Image size: 15 1/2 x 15 1/2 inches
Paper size: 20 3/4 x 20 3/4 inches
Edition: 125, 15 AP, 1 PP
(14817)
White Line Square XVII
Homage to the Square: Edition Keller IhJosef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ih, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125
(14791)
Josef Albers
ADV, 1969
screenprint
Image Size: 13 3/4 x 13 3/4 inches
Paper Size: 21 1/2 x 21 1/2 inches
ED: 125
(17559)
ADV
White Line Square VIIJosef Albers
White Line Square VII, 1966
Three-color lithograph
Image: 15 1/2 x 15 1/2 inches
Paper: 20 3/4 x 20 3/4 inches
Edition: 125, 15 AP, 1 PP
(14572)
Josef Albers
FGa, 1968
Screenprint
Image size: 11 x 11 inches
Paper size: 17 x 17 inches
ED: 100
(17558)
FGa
IS-dJosef Albers
IS-d, 1969
screenprint
Image Size: 13 3/4 x 13 3/4 inches
Paper Size: 21 1/2 x 21 1/2 inches
ED: 125
(15911)
Josef Albers
I-S LXXIa, 1971
Screenprint
Image size: 15 x 15 inches
Paper size: 23 x 23 inches
ED: 125
(17561)
I-S LXXIa
Homage to the Square: Edition Keller IcJosef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ic, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125

Josef Albers
Homage to the Square: Edition Keller Ie, 1970
screenprint
21 11/16 x 21 11/16 inches
ED: 125
Homage to the Square: Edition Keller Ie
Censura????

CCSP retira obra após reclamações de funcionários



por Silas Martí da Folha de S.Paulo


Depois de reclamações de funcionários, que se disseram ofendidos pelo artista, a direção do Centro Cultural São Paulo decidiu retirar de uma mostra uma obra de arte que ficaria em cartaz até 29 de março. A fotografia "O Fantasma", de João Loureiro, retrata pessoas e objetos de trabalho cobertos com lençóis brancos no setor administrativo do CCSP, onde ficou exposta até o dia 2 deste mês, quando foi retirada.

"A gente tem uma imagem de fantasma lá fora, mas trabalha muito, rala muito", disse à Folha Rogéria Massula, 51, funcionária do CCSP que mandou uma carta à ouvidoria da prefeitura pedindo que fosse retirada a obra de Loureiro. "Achei de mau gosto, porque era a minha mesa de trabalho ali, com olhinho, boquinha. Por mais que eu queira, não dá para desconsiderar que é uma afronta contra os funcionários."
Antes mesmo do início da mostra, em 29 de novembro do ano passado, funcionários haviam reclamado à direção do CCSP, irritados com o teor da fotografia. Na abertura da exposição, tanto o diretor da instituição, Martin Grossmann, quanto a curadora de artes visuais, Carla Zaccagnini, optaram por expor a obra.
"Houve resistência dos funcionários à obra, e isso foi virando uma bola de neve", conta Loureiro, 36, que diz não considerar o episódio um caso de censura, embora discorde da remoção da obra. Segundo ele, que teve R$ 8.000 do CCSP para produzir a foto, alguns funcionários foram trabalhar vestidos de branco em protesto.
A curadora e o diretor do CCSP negam que houve censura. "Acho que se trataria de censura se a obra não tivesse sido realizada ou tivesse sofrido alterações por exigências externas ao trabalho. Neste caso, a obra foi realizada de acordo com o projeto do artista e esteve exposta no local por ele escolhido", diz Zaccagnini, 35.
A curadora deixará seu cargo no CCSP no mês que vem, mas nega que seja por causa do episódio. "A minha saída, que está sendo negociada de forma a não prejudicar o projeto institucional, não tem nada de represália", afirma a curadora.

Pressão externa

O secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, que já dirigiu o CCSP e nomeou Martin Grossmann para a posição, confirmou, por meio de sua assessoria, que foi procurado por funcionários do CCSP.
O diretor da instituição, a curadora de artes visuais e funcionários ouvidos pela Folha negam, no entanto, que tenha havido qualquer interferência por parte do secretário da Cultura ou da prefeitura. "Não houve nenhuma pressão por parte da ouvidoria da prefeitura, tampouco da Secretaria da Cultura", afirmou Grossmann, 48.
"Não havia nenhuma posição da Secretaria da Cultura nem da ouvidoria com relação ao conteúdo da carta", diz Zaccagnini. "Foi por meio de uma longa discussão interna, iniciada ainda durante o processo de produção da obra [de Loureiro], que se chegou à decisão."
1ª Bolsa Cajasol para Projetos de Artes Visuais 2008-2009

fonte: Fórum Permanente


Durante a última década, os convites para os eventos de Artes Visuais e as bolsas de projetos de Fotografia têm sido um avanço para o desenvolvimento das artes visuais em Andaluzia. A fim de dar continuidade a essas convocatórias direcionando-as a um contexto internacional e de integração das práticas artísticas, a Obra Social Cajasol destina 125.000 € para cinco bolsas para a execução de projetos de artes visuais em qualquer de suas áreas ou disciplinas.
A convocatória está aberta a artistas de qualquer nacionalidade, de forma individual quer coletiva, e sem limite de idade. No entanto, será reservada uma bolsa para artistas naturalizados ou residentes em Andaluzia. O financiamento é direto, indivisível e intransferível. A atribuição deste auxílio é incompatível com qualquer outro apoio institucional

Calendário
Recepção dos projetos até 31 de março de 2009
Seleção: até 30 de abril de 2009
Encontro com os artistas para a definição dos projetos:antes de 30 de maio de 2009.
Apresentação em uma exposição coletiva nas salas Cajasol de Sevilha em Março de 2010.

Custos
25.000 euros para cada projeto. Incluem os custos de produção, viagens, alojamento, materiais, etc. Todos os conceitos envolvidos na sua execução, bem como honorários do autor de um montante não superior a € 5.000. Esta assistência está sujeita a tributação atual.

Estrutura
A organização irá fornecer os elementos essenciais para a apresentação no auditório: montagem e necessidades técnicas do projeto.

Forma de pagamento
50% uma vez selecionado um projeto, e antes de 30 de abril de 2009
25% em janeiro de 2010
25% para a apresentação pública do projeto

Documentação
Currículo com um máximo de 2000 caracteres e uma fotocópia do documento de identidade ou documento equivalente, do autor ou autores.
Descrição do projeto no âmbito da concessão de auxílios para os 15 ou 20 imagens do mesmo, acompanhado de fotografias de obras de obras de cada autor correspondente aos dois anos anteriores a data de recepção (máximo até 31 de março de 2009) em slide, ou apoio digital compatível com PC.

Orçamento Estimado
A documentação será fornecida em Espanhol ou Inglês
A devolução do material é facultativa e deve ser indicado na documentação.

Termos
A participação no presente concurso implica na aceitação total das bases.
A documentação que é gerada no projeto deve mostrar "trabalho produzido com o apoio do Cajasol Trabalho."

O Trabalho Social do Cajasol poderá avaliar o projeto durante o seu processo de execução. Ficará a cargo do Sr. Francisco del Rio, chefe de exposições no Trabalho Social Cajasol, assistida por Marta Puerta, coordenadora de exposições.

A Obra social programará a apresentação em exclusiva dos projetos realizados pelos artistas, e proporcionará os meios para a recolhida de informação e documentação do projeto.

A obra social de Cajasol reserva os direitos de publicçao e reprodução dos projetos selecionados para a promoção dos mesmos.

A obra social de Cajasol selecionará uma das obras para fazer parte da sua coleção.

O veredicto do júri é definitivo.

Envio da documentação
Obra Social Cajasol.
1°as Becas para projetos de artes visuais 2008 - 2009
Att Francisco Molina s/n
41003 Sevilla
2ª Trienal Poli/Gráfica de San Juan: América Latina e Caribe


de 08 de Abril a 28 de junho de 2009
Curador Geral: Adriano Pedrosa
Co-Curadores: Julieta González, Jens Hoffmann
Curador Convidado: Beatriz Santiago

Inaugura no dia 18 de abril a 2ª Trienal Poligrafica de San Juan, com curadoria geral de Adriano Pedrosa, a mostra tem como objetivo tratar do conceito de poligrafia nas práticas criativas marginais e experimentais que trabalham com arte contemporânea e projeto gráfico. Uma série de plataformas poligráficas estão sendo apresentadas de junho 2008 até junho 2009, com uma abertura oficial de apresentação no mês abril de 2009 que consistirá em exposições individuais e coletivas de pôsteres, livros de artistas, cartões, papéis de parede, quadros de avisos, entre outros trabalhos com características gráficas.

Exposição:Pôsteres
O pôster é um suporte gráfico com lugar privilegiado na Trienal. Um grupo de designers gráficos latino-americanos e do Caribe foram convidados a criar propostas para a série de pôsteres oficiais da exposição, sendo que seis foram selecionados. O lançamento de cada um dos escolhidos ocorrerá periodicamente até a data da abertura oficial da mostra.

Pôster 1: Gabriel Piovanetti & Luis Díaz, San Juan
Pôster 2: Alex Quinto, Toronto
Pôster 3: Alexander Wright, Caracas
Pôster 4: Javier Cirioni & Santiago Velazco, Montevideo
Pôster 5: Ena Andrade, Lima
Pôster 6: Benkee Chang, Carlos González and Alvaro Bustillos, Caracas

Livros de Artista
O Trienal selecionou 20 artistas que foram convidados a produzir livros com edição limitada.

Alexander Apóstol (Caracas/Madrid)
Juan Araujo (Caracas)
Fernando Bryce (Lima/Berlin)
Jesús Bubu Negrón (San Juan)
Carolina Caycedo (Bogotá/San Juan)
Tony Cruz (Puerto Rico)
Abraham Cruzvillegas (Mexico City)
Alejandro Cesarco (Montevideo/New York)
Flavia Gandolfo (Lima)
Mario García Torres (Mexico City/ San Diego)
Dominique Gonzalez-Foerster (Paris/Rio de Janeiro)
Cao Guimarães (Belo Horizonte)
Pablo Helguera (Mexico City/New York)
Renata Lucas (Ribeirão Preto, Brazil/Rio de Janeiro)
Gilda Mantilla & Raimond Chaves (Lima)
Mateo López (Bogotá)
Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte)
Popular de Lujo (Bogotá)
Nicolás Robbio (Buenos Aires/São Paulo)
Chemi Rosado Seijo (San Juan)

Patrocínios para Publicações Independentes
Dado o financiamento precário que muitas revistas e publicações independentes de arte enfrentam na América Latina e no Caribe, e a necessidade para promover sua continuidade e circulação, a Trienal está concedendo um patrocínio a 12 publicações selecionadas pela equipe curatorial para a edição de um número em 2009.

Conboca, Puerto Rico
Cuadernos de Movilización, Chile
Estrago, Nicaragua
Juanacha, Peru
Número, São Paulo
Orificio, Puerto Rico
Pablo Magazine, Mexico/UK
Pazmaker, Mexico
Ramona, Argentina
Sabroso, Peru
Script, Argentina
Tropicalgoth, Colômbia

Informações
Instituto de Cultura Puertorriqueña
Antiguo Arsenal de la Marina Española
La Puntilla, Viejo San Juan
P.O. Box 9024184
San Juan, Puerto Rico, 00902-4184
T: 1-787-725-8320; 1-787-724-18770
http://www.icp.gobierno.pr
trienalsanjuan@icp.gobierno.pr