terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

TATE TRIENNIAL NA TATE BRITAIN



fonte: artecapital.net - 03-02-2009

Altermodern, a quarta Tate Triennial, que apresentará alguma da melhor arte contemporânea na Grã-Bretanha, abre hoje, dia 3 de Fevereiro, na Tate Britain. Inclui obras em todos os media – desde fotografia, filme e vídeo, a extraordinárias instalações – e apresenta muitas obras novas, exibidas pela primeira vez.

A exposição propõe uma definição de uma nova forma de arte que celebra um novo espírito e energia na cultura contemporânea. “Altermodern” foi concebida por Nicolas Bourriaud, curador de arte contemporânea da Calouste Gulbenkian Foundation e um dos mais respeitados curadores da Europa. Bourriaud fundou a influente galeria de arte Palais de Tokyo e está a trabalhar na exposição da Tate Britain desde 2007.

Bourriaud define o trabalho de um grupo de artistas contemporâneos líderes como “Altermodern”, ou “moderno alternativo”. A exposição argumenta o que o período histórico definido como pós-modernismo está a chegar ao fim e uma nova forma de arte para o século XXI está a emergir. Altermodern expressa-se na linguagem de uma cultura global. Os artistas do altermodern canalizam as diferentes formas de redes sociais e tecnológicas oferecidas pelas linhas de comunicação e viagem sempre em rápido crescimento num mundo globalizado.

A exposição irá apresentar obras novas e recentes por artistas na vanguarda da sua geração. Os artistas representados incluem Franz Ackermann, Darren Almond, Charles Avery, Walead Beshty, Spartacus Chetwynd, Marcus Coates, Peter Coffin, Matthew Darbyshire, Shezad Dawood, Tacita Dean, Ruth Ewan, Loris Gréaud, Subodh Gupta, Rachel Harrison, Joachim Koester, Nathaniel Mellors, Gustav Metzger, Mike Nelson, David Noonan, Katie Paterson, Olivia Plender, Seth Price, Navin Rawanchaikul, Lindsay Seers, Bob e Roberta Smith, Simon Starling, Pascale Marthine Tayou e Tris Vonna-Michell.

Disponível em: www.tate.org.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário