segunda-feira, 13 de abril de 2009

Morre, aos 89 anos, o escultor Xico Stockinger

Artista morreu na noite do domingo, enquanto dormia. Velório acontece no Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Fonte: ZH

Morreu na noite de domingo (12), aos 89 anos, o escultor Xico Stockinger. O austríaco naturalizado brasileiro dormia em sua casa, em Porto Alegre, quando familiares perceberam que ele havia morrido.

O corpo do escultor está sendo velado na Pinacoteca Central do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, nesta segunda-feira (13). Além do diretor do museu, Cézar Prestes, acompanham a cerimônia os filhos de Xico, Francisco Antônio e Jussara Stockinger, e o artista e curador José Francisco Alves.

O corpo deve ficar no local até às 16h, quando segue para o Crematório Metropolitano.
História Nascido na Áustria, em agosto de 1919, Francisco Alexandre Stockinger criou-se em São Paulo e iniciou-se na escultura no Rio de Janeiro. Transferiu-se para Porto Alegre nos anos 1950.

Estava entre os fundadores do Atelier Livre da prefeitura e foi um dos primeiros diretores do Margs. Depois de ter construído obra importante em xilogravura, ganhou projeção nacional com seus guerreiros em ferro e madeira.
É dele um dos conjuntos de escultura mais famosos de Porto Alegre, instalado na Praça da Alfândega: em pé, Carlos Drummond de Andrade lê para Mario Quintana, sentado em um banco.

Um comentário:

  1. Ele homem é imortal. Se fez imortal com as próprias mãos... Amo seu trabalho, suas esculturas são muito fortes...

    ResponderExcluir