sábado, 14 de fevereiro de 2009

"Broadcast"

A galeria nova-iorquina Pratt Manhattan apresentará "Broadcast", uma exposição de treze obras realizadas por um grupo internacional de artistas que desde a década de 1960 estão desenvolvendo trabalhos que criticam os canais oficiais de transmissão de rádio e de televisão. A exposição ocorrerá de 20 de Fevereiro a 2 de maio de 2009 apresentando uma série de vídeos, além de obras específicas em vídeo-projeção, fotografia, instalações, projetos e transmissões interativas.
Segundo a curadora Irene Hofmann, a idéia é reunir obras que desafiem e subvertam diretamente à estrutura de autoridade dos meios de informação, questionando o impacto que o rádio e a televisão podem ter na definição dos acontecimentos do nosso tempo.

Gregory Green, M.I.T.A.R.B.U. (Celular, Internet, televisão, rádio e unidade), mídia mista com 35 watts de transmissão pirata em rádio FM, 100 watts de transmissão pirata em sistema de televisão, internet e sistema de radiodifusão, 2000.

Numa época em que o YouTube convida a todos para fazer parte de uma rede participativa de postagens em som e imagem, as obras da exposição nos lembram que, mesmo com a difusão desses novos e democratizantes meios de comunicação, o poder e o controle ainda está nas empresas de mídia tradicional lideradas apenas por algumas poucas, mas poderosas entidades".
Entre os trabalhos que estarão na mostra, destaque para a instalação da artista Dara Birnbaum que desde os anos 70 se apropria e re-interpreta imagens de vídeo, seriados e programas televisivos. Na exposição estará um vídeo que a artista criou a partir de arquivos de TV com registros da imprensa na cobertura do seqüestro do industrial alemão Hanns-Martin Schleyer pelo grupo Baader-Meinhof, famosos caso ocorrido em 1977. O fotógrafo, cinegrafista e artista Antoni Muntadas traz a instalação multi-mídia The Last Ten Minutes, onde faz uma análise de diferentes momentos da história sob o olhar da radiodifusão.

O artista conceitual Christian Jankowski apresenta a obra Telemistica, apresentada em 1999 na Bienal de Veneza. Consiste na gravação de imagens transmitidas originalmente ao vivo por estações de TV da cidade de Veneza aonde videntes respondem a perguntas do artista sobre a forma como seu trabalho seria recebido pelo público da Bienal.
A exposição também apresenta trabalhos do artista e renegado radio difusor Gregory Green; os performers e vídeo-artistas Doug Hall, Chip Senhor, e Jody Procter; o escultor e vídeo-artista Iñigo Manglano-Ovalle, o pioneiro do vídeo Nam June Paik e o artista e pesquisador em arte e tecnologia Siebren Versteeg.

Um áudio tour por telefone celular conduzida pelo curador que caracteriza o comentário de cinco dos artistas da exposição estará disponível no local.

Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas em www.pratt.edu/exhibitions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário