quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Leda Catunda ganha retrospectiva


Exposição na Estação Pinacoteca reúne 60 obras da artista, uma das musas da pintura da década de 80


Fábio Cypriano da Folha de S. paulo

Nos anos 80, celebrados como o período do retorno à pintura, a artista Leda Catunda era uma das grandes musas. Quase 30 anos depois, ela ganha a primeira retrospectiva de sua carreira, com cerca de 60 obras na Estação Pinacoteca.
Outros artistas daquele período já expuseram recentemente no mesmo local, mas Leda revela-se a única a seguir uma linha coerente desde o início, sem sofrer grandes alterações em seu processo criativo, como ocorreu com os demais.
"Acho que a linha perceptível em minha carreira é a apropriação ligada a assuntos do cotidiano, construindo uma espécie de visualidade do cotidiano", disse a artista, anteontem, na montagem da exposição.
Em 1983, Leda apropriava-se de toalhas com personagens de desenhos animados, como em "Vedação em Quadrinhos", a obra mais antiga da exposição, quando a artista ainda cursava artes plásticas na Faap. Em seus trabalhos atuais, quadrinhos seguem sendo utilizados, mas agora são os personagens eróticos de Carlos Zéfiro que fazem parte de suas obras, revelando como o universo pop está sempre presente.
Outra característica importante é o que ela mesma denomina "poética da maciez", já que seus trabalhos sempre utilizam materiais que remetem ao conforto, como em formas orgânicas tridimensionais com tecidos como veludo.
A mostra ocupa três grandes salas do quarto andar da Estação, mas outras obras foram distribuídas pelo local, como "A Cachoeira", sua famosa instalação na Bienal de São Paulo de 1985, composta por tecidos diversos, instalada em meio à coleção Nemirovsky, no 2º andar.

SERVIÇO
LEDA CATUNDA: 1983-2008
Onde: Estação Pinacoteca (lgo. General Osório, 66, tel. 0/xx/11/ 3337-0185)
Quando: hoje, das 11h às 14h; ter. a dom., das 10h às 18h; até 18/ 10
Quanto: R$ 6; grátis aos sábados


Nenhum comentário:

Postar um comentário