sexta-feira, 26 de junho de 2009

Porto Alegre recebe artista em programa de residência da 7ª Bienal do Mercosul


fonte: Bienal do Mercosul

O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul dá início às atividades desta edição com o programa de residências “Artistas em Disponibilidade”, que vai levar 12 projetos de 14 artistas a diversas regiões do Rio Grande do Sul para trabalharem suas metodologias com as comunidades locais.

A partir desta quinta-feira, 25 de junho até o dia 30, terça-feira, a artista argentina Diana Aisenberg vai estar em Porto Alegre para visitar escolas, conhecer professores e outros grupos que possam contribuir para a aplicação de seu projeto na cidade. Após este período de pesquisa e aproximação com a comunidade, a artista vai retornar à cidade no final do mês de setembro para o período de residência, que terá duração de, aproximadamente, 25 dias.

A artista quer aplicar em escolas de Porto Alegre uma versão de seu projeto Histórias da Arte, dicionário de certezas e intuições. Para tanto, está propondo criar um dicionário para crianças, com imagens, palavras, textos, desenhos e pinturas. O dicionário de definições coletivas será produzido em colaboração com os alunos, através de oficinas em sala de aula e o envio por email de definições para palavras propostas por Diana. As respostas são editadas, dando voz e visibilidade a um grupo social dinâmico e aberto de participantes-autores. Para a artista, o projeto é “um convite massivo à escrita, como uma união entre a realidade e a inteligência. O Dicionário se torna sensor e receptor do que ‘está no ar’ – verdades, intuições e superstições, daquilo que entendemos como história da arte, numa linha que vai do pessoal ao público”, explica Diana.

“Historias del Arte. Diccionario de Certezas e Intuiciones” é um projeto de construção coletiva premiado pelo Proyecto Trama (Rede de Iniciativas Artísticas), de Buenos Aires, para a pesquisa da prática artística e sua projeção social. Foi editado em formato de livro pela editora Adriana Hidalgo. A versão em vídeo, intitulada, mi amigo José, recebeu o primeiro premio no VII Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos, na Categoria Curta-metragem documentário, em Buenos Aires. O vídeo também foi exibido no Simpósio Internacional URBANNERUNGSKUKTUREN, Berlin/Buenos Aires e no 21º Festival Internacional de Cine de Mar del Plata. Para mais informações sobre o projeto, acesse http://historiasdelartedicc.blogspot.com/

Diana Aisenberg
Vive e trabalha em Buenos Aires/Argentina. Sua obra nasce no desenho e na pintura e se expande para os projetos pedagógicos e seu dicionário de arte. Dedica-se à formação de artistas desde 1982. Ganhou destaque na Associação de Críticos Argentinos por sua atuação docente no ano de 2000 e recebeu o prêmio “J.A Martínez” em 2003 pela mesma associação. Foi coordenadora de artes visuais, cursos e eventos especiais do Centro Cultural Ricardo Rojas da UBA – Universidade de Buenos Aires. Coordenou a rede nacional de cursos de artes plásticas e clínicas de artistas para análise de obra (leituras de portfólio) na Argentina. Foi professora de Morfologia da Facultad de Diseño Gráfico da UBA e Fundación Antorchas, entre outros. Foi curadora do espaço jovem ArteBA em 2006. Desde 2006, organiza a Residência de Artistas RIAA. Entre as mostras individuais mais importantes estão: Escuela/Salta, MAC Salta, 2009; Escuela, CCR, sala cronopios, 2008; Arquitectura del Cielo, Galeria Daniel Abate, 2006; Maestro, Fundacion Arteviva, Project room, feira arteBA. 2005; CCBorges, proyecto sala2, Combo, 2003; arteBA, project room, buen gusto. 2002; Sobremesa, Espacio VOX, Bahía Blanca, 2001; Capricho Solar, Teatro Auditórium, Mar del Plata, 2000; Jardín, La Casona de los Olivera,1999; Centro Villa Victoria Ocampo, Mar del Plata, 1998; La Pequeña Galería, Asunción, Paraguay, 1994; C.C.R. Rojas, Universidad de Buenos Aires, 1992. Entre as mostras coletivas que participou, destacam-se: Alianza Francesa, Buenos Aires, Vé, Vete Y Vuelve, 2008; Centro Cultural España Cordoba, 150 mts Poéticos, 2007 e Boquitas Pintadas, Shangrilla, 2007. www.daisenberg.spaces.live.com

Programa de Residências – Artistas em Disponibilidade
O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul convidou 14 artistas que vão aplicar suas próprias metodologias educativas em comunidades de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo final é inserir esses projetos artísticos dentro do sistema educativo e incentivar a interdisciplinaridade como lugar de encontro entre práticas artísticas e não-artísticas, entre a arte e o real.

De agosto a outubro, serão realizadas três residências em Porto Alegre e na Grande Porto Alegre. As outras residências serão realizadas no mesmo período, nas seguintes cidades do Rio Grande do Sul: São Leopoldo, Montenegro, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Vitoria do Palmar e cidades do litoral norte como Maquiné, Osório e Torres.

Participam das residências quatro artistas brasileiros (João Mode - Projeto REDE; Júlio Lira - Percursos Urbanos e mediação de saberes; Ricardo Basbaum – NPB, Novas Bases para a Personalidade; Maria Helena Bernardes e Andre Severo - Arte da conversação); quatro artistas da Argentina (Diana Aisenberg - História(s) da arte - Dicionário de Certezas e Intuições / Historia(s) del art Diccionario de Certezas e Intuiciones;, Claudia del Río – Clube do desenho/Club del dibujo; Diego Melero – Aulas de Ginástica e Filosofia política/Clases de Gimnasia e Filosofía política; Rosario Bléfari – A realidade em partituras, laboratório de escritura e canções/La realidad en partituras, laboratorio de escritura y canciones), um artista da Colômbia (Nicolás Paris - Laboratório de desenho/Laboratorio de dibujo), um curador do Chile (Gonzalo Pedraza – Coleção Vicinal/Colección Vecinal); um coletivo de artistas do Uruguai (Francisco Tomsich y Martín Verges – Transposição de um estudo para um retrato comum / Traspuesto de un Estudio para un Retrato Común) e um artista francês (Nicolás Floc`h - A grande troca, projeto para desejos coletivos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário