sexta-feira, 26 de junho de 2009

Santa Maria recebe artista em programa de residência da 7ª Bienal do Mercosul


O Projeto Pedagógico da 7ª Bienal do Mercosul dá início às atividades desta edição com o programa de residências “Artistas em Disponibilidade”, que vai levar 12 projetos de 14 artistas a diversas regiões do Rio Grande do Sul para trabalharem seus métodos de arte-educação com as comunidades locais.
A partir desta quinta-feira, 25 de junho até o dia 29, segunda-feira, a artista argentina Claudia Del Río vai estar em Santa Maria para visitar escolas, universidades, conhecer professores e outros grupos que possam contribuir para a aplicação de seu projeto na cidade. Após este período de pesquisa e aproximação com a comunidade, a artista vai retornar à cidade no início de setembro para o período de residência, que terá duração de, aproximadamente, 25 dias.
A artista vem propor à comunidade de Santa Maria seu projeto Club Del Dibujo (Clube do Desenho), com o intuito de despertar o interesse e iniciar pessoas na prática do desenho e do clubismo. O projeto configura-se como um espaço dedicado ao estudo, cuidado e promoção do desenho, que reúne artistas profissionais e amadores, além do público em geral. http://clubdeldibujo.wordpress.com/club-del-dibujo/

Claudia Del Río
Claudia del Río nasceu em Rosário, na Argentina. Estudou teatro, pintura e licenciou-se em Artes Visuais na Escuela de Bellas Artes de la U.N.R., onde é professora desde 1982. Nos anos 80 trabalhou em circuitos chamados alternativos, em mail-art, performances e edições. Entre 1994 e 1995 foi selecionada para o programa Clinica de Obra, organizado pela Fundação Proa, Buenos Aires. Em 2000, foi convidada pelo Proyecto Trama (Rede de Iniciativas Artísticas) para coordenar uma experiência com bolsistas em Rosário. Desde 2001 participa como artista convidada do programa de Encontros Regionais de Produção e Análise para Artistas Visuais, organizado pela Fundación Antorchas. É co-fundadora do Club Del Dibujo. Em junho de 2004 participou como artista residente em Artekelu (San Sebastián, Espanha). Vive e trabalha na cidade de Rosário.

Sobre o Club Del Dibujo
O Club Del Dibujo foi criado em 2002 por artistas comprometidos em difundir a prática do desenho para funcionar como uma plataforma de comunicação entre desenhistas e apoiar investigações históricas e sociológicas que tenham o desenho como centro. Está configurado em formato de clube porque os clubes são formas genuínas de associação, cooperação e amizade. O Club Del Dibujo propõe a ideia do desenho como ferramenta de pensamento, prazer, comunicação, memória e auto-conhecimento. O projeto compreende eventos, coleção e treinamento. Entre os eventos, o Club Del Dibujo promove encontros entre artistas e amadores para desenharem juntos, em intercâmbio aberto. Além disso, o clube promove exposições analógicas e digitais do acervo da coleção. Um dos momentos-chave é o intercâmbio de desenhos entre os desenhistas. A coleção do Club Del Dibujo está formada por cerca de 800 peças de 300 autores, todas doadas ou intercambiadas. Os programas de treinamento são dirigidos a comunidades específicas, concebidos segundo as características da população a quem estão dirigidos. Os treinamentos podem ser realizados em clubes sociais e desportivos, escolas, empresas museus, casas de família e outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário